Dr. Fu-Kuo Chang (University of Stanford)

Dr. Fu-Kuo Chang é professor de aeronáutica e astronáutica da Universidade de Stanford. Seu principal interesse de pesquisa é nas áreas de materiais multifuncionais e estruturas inteligentes, com ênfase particular no monitoramento da integridade estrutural, diagnóstico inteligente de autodetecção e compostos multifuncionais de armazenamento de energia para veículos de transporte, bem como ativos essenciais para a segurança e dispositivos médicos. Suas especialidades incluem sensores embutidos e redes de sensores extensíveis com autodiagnostico embutido, diagnóstico e prognóstico integrados, tolerância a danos e análise de falha para materiais compostos e métodos computacionais multifísicos avançados para estruturas multifuncionais. O professor Chang foi homenageado com o prêmio “Life-Time Achievement, Society of Prognostic Health Management (2018)”, “Life-Time Achievement Award, SPIE NDE / SHM (2010)”, Prêmio de Melhor Artigo, 7º Workshop Nacional Internacional sobre Monitoramento de Saúde Estrutural (2009), Prêmio de Melhor Artigo, 3º Workshop Europeu sobre Monitoramento de Saúde Estrutural (2006), “Structural Health Monitoring (SHM) Lifetime Achievement Award”, The Boeing Company (2004) e “Presidential Young Investigator Award”, National Science Foundation (1988). Ele também é o Editor-chefe, Int. J. of Structural Health Monitoring (2012 - Presente).



Dr. Leonard Bond (Iowa State University)

Dr. Leonard Bond recebeu seu Ph.D. em física pela City University, Londres. Após concluir seu pós-doutorado, o Dr. Bond ocupou cargos de professor na University College London (UCL). Ele se mudou para os Estados Unidos em 1990 e se tornou Professor Pesquisador na Universidade do Colorado, Boulder. Ele posteriormente mudou-se para o “Department of Energy’s Pacific Northwest National Laboratory (PNNL)”, onde foi “Fellow” do laboratório. Durante este tempo, assumiu uma missão de 2 anos como diretor fundador do “Center for Advanced Energy Studies” (CAES) do Laboratório Nacional de Idaho, antes de retornar ao PNNL. Em 2012, ele ingressou na “Iowa State University” como Diretor do Centro de Avaliação Não Destrutiva (CNDE) e como Professor de Engenharia Aeroespacial e Professor de Engenharia Mecânica. A pesquisa do Dr. Bond tem se concentrado no uso de ultrassom e acústica física fundamental principalmente considerando os Ensaios Não Destrutivos para abordar medições em ambientes hostis, incluindo em processo para fabricação de aditivos, caracterizar materiais para envelhecimento de energia e sistemas de defesa. O Dr. Leonard Bond é membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência, do Instituto de Física do Reino Unido e ex-Diretor da Região 6 do IEEE. Ele foi autor ou coautor em mais de 350 publicações e possui 10 patentes. Com Aquil Ahmad é co-editor do “ASM Handbook, Vol. 17 Nondestructive Evaluation of Materials, 2018.



Dr. Roberto Mendes Finzi Neto (Universidade Federal de Uberlândia - UFU).

O Dr. Finzi possui graduação em Engenharia Elétrica / Eletrônica / Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-doutorado pela Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O Prof. Finzi também desenvolve projetos de P&D por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estruturas Inteligentes em Engenharia (INCT-EIE). As principais empresas parceiras nos projetos de P&D têm sido a EMBRAER (2009 a 2020) e a Petrobras (de 2018 até o presente).



Holger Speckmann (Testia - Airbus)

Holger Speckmann é graduado em Engenharia Mecânica pela Bremen University of Applied Sciences (Alemanha) e foi pesquisador visitante na Universidade de Stanford. Por mais de 25 anos tem atuado na AIRBUS, na área de Engenharia de Estruturas, Materiais, Processos, Ensaios Não Destrutivos e SHM (Structure Health Monitoring). Atualmente ocupa o cargo de CEO da Testia GmbH, uma empresa do grupo Airbus voltada para os Ensaios Não Destrutivos, Ensaios Destrutivos e SHM. Ele ocupa esta posição desde a fundação da empresa em 2013. Holger detém várias patentes no campo de Avaliações Não Destrutivas (NDE) e SHM (Structure Health Monitoring). É chairman e organizador de conferências de SHM nos Estados Unidos (Stanford-IWSHM), Europa (EWSHM) e Ásia (APWSHM) e palestrante em conferências internacionais.



Dr. Fernando Teixeira Mendes Abrahão (ITA)

Dr. Fernando Teixeira Mendes Abrahão é Coronel aposentado da Força Aérea Brasileira, tendo sido piloto de caça e instrutor da Academia da Força Aérea Brasileira (FAB). Ele é Mestre em Ciências (MSc) em Gestão de Logística, Gestão de Manutenção e Gestão de Logística de Aquisições pelo Instituto de Tecnologia da Força Aérea dos Estados Unidos (AFIT) e Doutor em Ciências (DSc) em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo). Foi Pró-Reitor de Administração do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e atualmente é Professor e Coordenador Chefe do Laboratório de Engenharia Logística (AeroLogLab) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Seu principal interesse de pesquisa é nas áreas de engenharia de logística, logística de aquisição, desenvolvimento de ILS / IPS, otimização / meta-heurística / inteligência de enxame, e-manutenção, garantia de prontidão de frota, operações inteligentes, gêmeos digitais e AeroLogLabTOOL®.



Dr. Tim J. Barden

O Dr. Barden mudou-se para a Rolls-Royce após realizar um pós-doutorado na “Bath University” pesquisando métodos térmicos para Avaliação Não Destrutiva (NDE). Sua função na Rolls-Royce envolve principalmente o desenvolvimento e a introdução de novas tecnologias de NDE. Atualmente ele é o “Chair” (presidente) Industrial do Centro de Pesquisa de Avaliação Não Destrutiva (NDE) do Reino Unido.



Tobias Gautzsch - (SONOTEC)

Tobias Gautzsch é Engenheiro de Aplicação de Teste Ultrassônico Acoplado a Ar na SONOTEC GmbH na Alemanha. Ele tem mestrado em engenharia mecânica pela University of Technology em Chemnitz, Alemanha. Depois de se formar, ele se juntou à Porsche Leipzig GmbH como engenheiro de pesquisa para END na construção de carrocerias. Após três anos na Porsche, ingressou na SONOTEC. Ele deu apresentações e seminários de treinamento em todo o mundo, incluindo na Conferência Anual da ASNT e para a NASA.



Gavin Dao

Gavin Dao é o Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Grupo AOS / TPAC. A formação de Gavin é em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, e tem participado da Pesquisa & Desenvolvimento de várias gerações de equipamentos de phased array nos últimos 15 anos. Ele agora colabora ativamente com várias empresas de Ensaios Não Destrutivos na criação de novas ferramentas de inspeção e na aplicação da tecnologia FMC / TFM à várias aplicações.



Rafael Ribeiro Cunha (EMBRAER)

Rafael R. Cunha é Engenheiro Mecânico e técnico em Mecatrônica, Robótica e Engenharia de Controle e Automação pelo Centro Universitário ETEP de São José dos Campos. Trabalha a mais de 7 anos com desenvolvimento e teste de tecnologias de Monitoramento de Saúde Estrutural (SHM) em Ensaios na EMBRAER. Atualmente ocupa o cargo de Engenheiro de Desenvolvimento de Produto.